Atualidades‎ > ‎

Voo simulado com avião a propulsão solar é realizado com êxito

O piloto suíço André Borschberg completou com sucesso um voo de 72 horas em um simulador do novo avião experimental Solar Impulse, que em 2014 tentará dar a volta ao mundo com propulsão apenas de energia solar.

A simulação foi realizada no aeródromo militar de Dübendorf (leste da Suíça) com o segundo protótipo do avião, depois de um voo interrompido de três dias e três noites.

O teste permitiu ao piloto e cofundador do projeto avaliar a configuração do posto de pilotagem e simular os efeitos no corpo de um voo de vários dias com muito pouco sono.

O primeiro protótipo do avião, recoberto de células fotovoltaicas e com propulsão solar, realizou no verão europeu passado vários voos, que o levaram a Bruxelas e ao Salão de Aeronáutica de Le Bourget, periferia de Paris.

O segundo aparelho, atualmente em construção e maior que o primeiro, está destinado a dar em 2014 a volta ao mundo em cinco etapas, pilotado sucessivamente por André Borschberg e Bertrand Piccard.

Fonte: http://www.jb.com.br/ciencia-e-tecnologia/noticias/2012/02/24/voo-simulado-com-aviao-a-propulsao-solar-e-realizado-com-exito/

Voltar