Atualidades‎ > ‎

Nasa teria descoberto água salgada em Marte

Uma sonda da Nasa - a agência espacial americana - que orbita Marte registrou imagens do que parece ser água em estado líquido no planeta vermelho. Já se sabe que há água no astro, mas sempre foi encontrada em forma de gelo.

"O programa de exploração de Marte continua a nos deixar mais próximos de determinar se o planeta vermelho poderia abrigar vida  de alguma forma (...) e isso reafirma Marte como um importante destino futuro para a exploração humana", diz Charles Bolden, diretor da Nasa.

Manchas escuras seriam água descendo encostas de MarteManchas escuras seriam água descendo encostas de Marte

Segundo a Nasa, o registro mostra manchas escuras que aparentemente se estendem para baixo pelas encostas durante a passagem da primavera para o verão na região observada, diminuem no inverno e voltam a se espalhar na primavera. O ciclo sugere que a água se congela na estação mais fria e entra em estado líquido com o calor.

"A melhor explicação para essas observações é o fluxo de água salgada", diz Alfred McEwen, da Universidade do Arizona, autor do artigo que explica o registro e que será publicado na revista especializada Science. De acordo com especialistas da Nasa, a água possuiria uma quantidade tão grande de sal que seria extremamente espessa.

A agência ainda não afirma que a descoberta seja, realmente, água, mas os indícios indicam que sim. A partir de agora, esse novo achado ajudará a planejar as missões futuras no planeta vermelho, com o objetivo de confirmar a presença do líquido. Mas a Nasa informa que o Curiosity, próximo robô andarilho a ser enviado a Marte, não poderá ajudar muito nesse sentido, já que seu local de pouso é muito longe do local das descobertas e ele não poderá se deslocar até lá.


Fonte: http://www.jb.com.br/ciencia-e-tecnologia (04/08/2011)

Voltar